Os efeitos do clima na segunda safra

O atraso da colheita da soja devido ao excesso de chuvas nesse início de ano pode comprometer a janela de plantio do milho segunda safra. Por isso, o trigo pode ser uma alternativa para os produtores, avalia Francisco Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Pesquisas de campo - Simioni afirma que ainda não foram realizadas pesquisas de campo para saber o que os agricultores irão semear no próximo ciclo. Porém, as incertezas com relação ao clima têm deixado muitos produtores na dúvida. Muitos cooperados já haviam se programado para o plantio de milho na segunda safra, alguns até já compraram algumas sementes na Integrada.

Chuvas - Contudo, as chuvas têm atrapalhado a colheita da soja. Se a chuva parar, os agricultores terminarão a colheita e continuarão com o seu plano original, ou seja, semear milho. Do contrário, o produtor terá a opção do trigo para este inverno.

2° opção - Substituir o milho pelo trigo não será tão fácil assim, já que a disponibilidade de sementes para o cereal não é tão abundante se comparado com a oferta do ano passado, segundo avalia Romildo Birelo, gerente da área de sementes da Integrada. Para que não haja falta de insumos, o gerente indica para que os produtores já avaliem se colherão a soja a tempo para plantar o milho.

Aquisição de insumos - Se verificarem que não darão conta de colher até o término do zoneamento para o plantio do milho, já devem se organizar para a aquisição dos insumos para a semeadura do trigo. Romildo completa que há variedades que já não estão disponíveis, por isso o agricultor interessado em plantar o cereal neste inverno que faça a reserva dos insumos em sua regional.

Palhada - De acordo com a área técnica da integrada, além de trazer benefícios com a diversificação de cultura, plantar trigo beneficiará o agricultor com a palhada no solo. Além disso, o trigo estará dentro da janela de plantio, o que garante ao produtor o direito de fazer o seguro da lavoura. (Imprensa Integrada)

Agrolink com inf. de assessoria