O show das cooperativas

Quem imagina haver oposição entre agricultores familiares e produtores empresariais no campo precisa visitar o Paraná. Lá, conhecendo o trabalho do cooperativismo, vai descobrir que essa idéia da tecnologia moderna ser contra os pequenos é pura bobice.

Sofrido desde a grande geada de 1975, quando viu seus cafezais torrados, o meio rural paranaense vira a página e dá a volta por cima. São as lavouras de grãos, agora, que impulsionam o progresso. Ganhos extraordinários de produtividade se verificam: no oeste, a média da produção de milho por hectare cultivado saltou de 3 500 para 8 000 kilos. Um salto extraordinário, em apenas 15 anos.

Essa trajetória de sucesso conta com o vigoroso alicerce das cooperativas agropecuárias, que promovem uma verdadeira revolução tecnológica e gerencial. Três delas são exemplares: a Cocamar, a Coamo e a Copavel. Fazem história no Paraná.

Basta comparecer ao Show Rural organizado em Cascavel, no oeste paranaense. Nascido há 16 anos, neste fevereiro atraiu acima de 130 mil agricultores e técnicos, visitando a exposição que representa o supra-sumo da tecnologia agropecuária do país.

Xico Graziano