Milho, feijão e trigo terão os custos de produção atualizados

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começaram nesta quarta-feira (28.08) apurar os custos de produção das culturas de milho, feijão e trigo produzidos nos municípios paranaenses de Francisco Beltrão, Cascavel e Assis Chateaubriand. A medida segue até o dia 30 deste mês e tem por objetivo a atualização dos preços pagos pelos produtores no cultivo desses produtos.

As visitas técnicas reunirão os diversos segmentos que compõem o processo produtivo dos grãos, entre produtores, engenheiros, representantes de trabalhadores e técnicos dos órgãos de pesquisa, com o objetivo de debater os custos de produção. Em Francisco Beltrão e Assis Chateaubriand o foco do trabalho será o milho, já no município de Cascavel as análises serão voltadas ao feijão e trigo. O estudo leva em conta, ainda, os custos de mão de obra, formas e etapas dos serviços, implementos agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes, mudas e sementes, além de maquinário.

Os valores obtidos nos levantamentos realizados pela Conab são utilizados para subsidiar as propostas governamentais de ações da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Conab - Companhia Nacional de Abastecimento