Mais de 89% do milho verão já foi colhido

A colheita da safra de verão 2017/2018 no Brasil de milho atingia 89,3% da área estimada de 4,086 milhões de hectares na sexta-feira, dia 4, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. No mesmo período do ano passado, a colheita atingia 93,2% da área estimada de 5,306 milhões de hectares.

Os trabalhos estão concluídos no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, atingem 98% em Santa Catarina, 96% em São Paulo, 97% no Paraná e 65% em Minas Gerais.

Como ficaram os preços na sexta?

As cotações subiram em praticamente todas as praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), sobretudo nas consumidoras. O impulso vem do maior interesse de compradores.

Produtores consultados pelo Cepea, por sua vez, estão limitando as vendas, atentos ao clima seco, que pode prejudicar a segunda safra. No Paraná, em Mato Grosso do Sul, Goiás e em partes de Mato Grosso, não chove há algumas semanas e a maior preocupação é que também não há previsão de chuvas para os próximos dias. Apenas no norte e oeste de Mato Grosso que precipitações ocorreram com maior frequência.

Na sexta-feira, dia 4, o indicador Esalq/BM&FBovespa fechou a R$ 40,43 por saca de 60 quilos, elevação de 3,71% frente ao dia 27 de abril.

Canal Rural