Exportações pelo Arco Norte crescem 71%

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) reportou na semana passada que em 2017 houve um grande aumento de transporte através dos portos do Arco Norte do Brasil, a nova via de escoamento de grãos do país. A Antaq revelou que a quantidade de milho transportado nos portos do Norte subiu 71,8% em 2017 comparado a 2016 e que a quantidade de soja transportada desses portos cresceu 31,5% no ano passado. Na média, os portos do Brasil tiveram um crescimento de envios de 8,3% de grãos no ano passado.

O Arco Norte é conformado por seis portos no Rio Amazonas e afluentes que exportam grãos através do Oceano Atlântico. O volume de carga movimentada através desses portos aumentou 80% em 2017 com a maioria do transporte sendo soja e milho.

Os principais portos do chamado Arco Norte são o de Porto Velho (Rondônia), Itacoatiara (Amazonas), Miritituba (Pará), Santarém (Pará), Barbacena (Pará), Macapá (Amapá) e Itaqui (Maranhão). A maioria das operações desses portos estão sendo expandidas em função do aumento do volume de grãos sendo transportados de regiões centrais do país, como o Norte do Mato Grosso, Goiás e Tocantins, bem como do Nordeste.

Há muitos projetos de infraestrutura em andamento ou estágio de planejamento para transportar grãos através do Norte do país, incluindo a pavimentação da BR-163 conectando o Mato Grosso com o Rio Amazonas e uma ferrovia que também conecta o Mato Grosso com o Amazonas, conforme destacou o site do agrônomo norte-americano Michael Cordonnier.

Agrolink