Etanol pode salvar economia agrícola dos EUA

Com preços deprimidos das commodities, a melhor solução para a economia agrícola dos Estados Unidos seria permitir uma expansão de 15% na mistura de etanol com a gasolina, defendeu o líder e fundador de uma das maiores empresas de biocombustíveis do mundo, Jeff Broin, CEO da POET, em evento da Associação de Biotecnologia de Iowa, em Ankeny.

“Os biocombustíveis tem sido o único motivo de crescimento significativo no mercado de milho nas últimas duas décadas”, disse Broin, da empresa com sede em Sioux Falls, Dakota do Sul.

Broin, que também presidente do conselho do grupo de comércio de etanol Growth Energy, foi um dos líderes da indústria que se encontrou com Donald Trump no dia 1º de março. O presidente tentou eliminar uma disputa entre empresas de petróleo e interesses agrícolas. As refinarias de petróleo que não misturam etanol estão culpando o alto custos de compra de créditos que ameaçam seus negócios.

O Secretário da Agricultura, Sonny Perdue, sugeriu que a Casa Branca deve deixar o Congresso resolver a disputa. Broin afirmou que não concorda com essa sugestão. “Eu acredito que deixar isso na mão do Congresso seria um erro”, afirmou.

Para o executivo, é necessária uma solução administrativa, incluindo uma resolução que faria um mandato para o etanol durante o ano inteiro. Atualmente, em alguns estados o combustível não pode ser vendido em meses de verão a veículos não são equipados para queimar misturas maiores.

“O presidente pareceu ser muito apoiador da agricultura. Ele esteve interessado em um mandato para o etanol em todo o país e também em uma proteção de curto prazo para as refinarias”, disse Broin.

Agrolink