Bayer vai vender negócio de sementes para Basf

Um negócio bilionário promete sacudir o agronegócio mundial nos próximos meses: a multinacional alemã Bayer estaria pronta para vender seu negócio de sementes (bem como outros ativos) para a concorrente Basf. O objetivo é emplacar a compra da norte-americana Monsanto, obtendo principalmente a aprovação dos órgãos antitruste da Europa e EUA.

O negócio estaria avaliado em nada menos que US$ 60 bilhões, que se somariam aos outros US$ 7 bilhões em ativos que já foram vendidos para a mesma Basf no negócio de defensivos agrícolas. “Nós também nos comprometemos em desinvestir todo o nosso negócio de semente”, disse o CEO e Presidente do Conselho de Administração da Bayer, Werner Baumann.

Ele acrescenta que outras empresas do Grupo alemão podem ser vendidas ou licenciadas, mas não adiantou algum valor projetado para esses ativos extras que poderiam ser vendidos. Também não informou quanto de participação na receita da Bayer poderiam representar.

De acordo com uma fonte do Wall Street Journal, a Bayer também teria concordado em conceder à Basf o licenciamento de seu “Digital Farming”. Isso incluiria os dados, as soluções e a rede de assistência de TI (Tecnologia da Informação) que atualmente são comercializados para o setor agrícola – especialmente as aplicações de previsão do tempo e proteção de cultivos.

O movimento ocorre em meio a uma demora na obtenção da aprovação dos órgãos reguladores de concorrência para a compra da Monsanto. A Bayer pretende completar a aquisição da empresa com sede em Saint Louis (Estados Unidos) no segundo trimestre deste ano, após ter de adiar o negócio que estava sendo esperado para ter um fechamento neste início de 2018.

Agrolink