Bayer apresenta portfólio completo para aumentar a produtividade do milho

Agricultores gaúchos que visitam a feira podem conferir os produtos e soluções da companhia, especialmente os híbridos recomendados para períodos de estiagem

Segundo o último levantamento da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), com o plantio tardio e a estiagem que atingiu o estado entre dezembro e janeiro, a expectativa é que a safra gaúcha deva reduzir em 20% em milho e em 9% a colheita de soja -- perdas equivalentes a cerca de 1,2 milhão de toneladas e 1,8 milhão de toneladas, respectivamente. Para auxiliar o produtor a superar os desafios de cada cultivo -- não só o clima, mas também pragas, doenças e plantas daninhas -, e atingir cada vez mais produtividade, a Bayer apresenta na Expodireto Cotrijal, realizada entre os dias 2 e 6 de março, em Não-Me-Toque (RS), seu portfólio completo, com soluções integradas voltadas a biotecnologias, híbridos, variedades, proteção de cultivos e agricultura digital.

De acordo com Sidney Ritter, representante de vendas da marca Dekalb®, responsável pela região de Passo Fundo, a Bayer conta com uma equipe especializada capaz de fazer a melhor recomendação de acordo com o solo e com o momento do produtor. “Nossa equipe trabalha focada em uma visão de sistema e indica o híbrido mais a adequado para que o agricultor alcance maior produtividade. Temos diversas opções em nosso portfólio, por exemplo, o Dekalb 240 é um dos nossos destaques, pois é um dos híbridos mais tolerantes ao déficit hídrico que temos visto aqui no Sul”, afirma.

Além do portfólio completo, outro diferencial da empresa é a agricultura digital, com o uso do Climate FieldView™ para potencializar os resultados. A ferramenta coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real -- tudo acessível por celular, tablet ou computador. “Estamos sempre trabalhando com o FieldView™. A partir dele, podemos cada vez mais conhecer o ambiente de produção, cada parte do talhão, estudar isso no detalhe e posicionar o híbrido da melhor maneira”, finaliza.
Variedades, híbridos e sementes para refúgio

Monsoy
Este ano, a Monsoy, que é líder de mercado na comercialização de soja, terá como destaque a M6410 IPRO, carro-chefe da marca, que apresenta alta performance em diferentes ambientes de produção (áreas super férteis e pouco férteis) e ampla janela de semeadura. A variedade tem uma boa arquitetura de planta, com excelente engalhamento e compensação.

As três variedades apresentadas possuem a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Os produtores que visitarem o estande terão a oportunidade, ainda, de conhecer as cultivares específicas para o plantio de refúgio, importante técnica de Manejo Integrado de Pragas (MIP), que ajuda na proteção e nos cuidados dos benefícios proporcionados pela biotecnologia.

Vale destacar que os sojicultores que utilizam a marca contam com um canal exclusivo de atendimento online, o Disque Intacta (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como volume de entrega disponível, transferências e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, como o armazenamento de grãos na propriedade e volume de isenção adicional.

Agroeste™

Durante a Expodireto Cotrijal, a Agroeste apresentará o seu portfólio completo de híbridos de milho e variedades de soja que atendem as diferentes necessidades de produção do agricultor gaúcho. Entre os híbridos da Agroeste disponíveis para a região, o destaque é o lançamento AS 1868 PRO3, que oferece qualidade, estabilidade e sanidade de planta.

Além da novidade, outros híbridos estarão disponíveis para o produtor em Não-Me-Toque (RS), entre eles: o milho super precoce AS 1666 PRO3, com elevado peso de grãos e alto teto produtivo, além do hiperprecoce AS 1677PRO3 que atende o produtor ao oferecer flexibilidade por seu rápido ciclo produtivo e sanidade.

Para a silagem, destaca-se o híbrido precoce de alto teto produtivo AS 1757 PRO3 apontado pela Fundação ABC como líder na produção da silagem no Brasil. Este híbrido apresenta qualidade bromatológica (ou seja, valor nutricional, energético, propriedades físicas e químicas ideal para o gado) e sanidade de planta. Já conhecidas pelo produtor, as variedades de soja AS 3570 IPRO e AS 3590 IPRO estarão presentes mais uma vez na feira, reforçando os seus diferenciais já reconhecidos pelo produtor: AS 3570 IPRO oferece plantas com sanidade, estabilidade e elevada taxa 1000 grãos, enquanto a AS 3590 IPRO apresenta sanidade e proteção contra a fitóftora, problema que pode causar perdas significativas às lavouras de soja.

Dekalb®

Em 2020, a Dekalb destaca em seu estande, o encontro dos produtores do Projeto Construindo e Desafiando a Produtividade. A iniciativa colaborativa, que tem como premissa a troca de experiências sobre as melhores técnicas que geram resultados significativos nas lavouras de milho gaúchas, chega ao seu 4º ano com 44 produtores, somando quase 200 mil hectares no estado.

Durante os três anos de trabalho, por meio do investimento em técnicas produtivas, integração de tecnologias, além da troca de informações sobre as diferentes experiências vividas pelos agricultores, houve um ganho de 8% de produtividade no milho e 12% nas lavouras de soja do grupo. O projeto começou em 2017 com 13 agricultores e a expectativa é que no próximo ano chegue a 100 produtores e alcance 400 mil hectares.

Outro destaque da marca será o pré-lançamento do híbrido de milho, previsto para o segundo semestre, o DKB 360 PRO3. Este milho oferece ao produtor um alto teto produtivo, altas sanidades foliar e do colmo, e, especialmente para a região, alta tolerância ao complexo de enfezamento (cigarrinha).

Sementes Agroceres®

Um dos principais desafios da região de Não-Me-Toque (RS) na produção de milho é a incidência da lagarta Diabrotica speciosa (larva-alfinete), que pode causar perdas entre 20% a 30% na produtividade do cultivo, caso o manejo não seja feito da forma correta. Por isso, a Sementes Agroceres levará a Expodireto Cotrijal três híbridos que atendem às principais necessidades do produtor da região, especialmente nos desafios atuais da janela de plantio, que será tardio no Rio Grande do Sul este ano.

O destaque será o AG9025 PRO3®, líder de mercado na região, que tem superprecocidade e excelente estabilidade. Este híbrido é ideal para agricultores que buscam elevado peso de grãos e alto potencial produtivo.

A marca também levará o AG8780 PRO3®, adequado para abertura de plantio da safrinha, cujas principais características são: alto teto produtivo, qualidade de grão e precocidade. Além disso, a Sementes Agroceres® apresentará, ainda, o AG9000 PRO3, que se destaca por ter um ciclo bastante rápido -- possibilitando a antecipação da colheita e alta rentabilidade para o produtor.

Todos os híbridos possuem a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho, evitando os ataques de lagartas como a Diabrotica speciosa e na proteção até da espiga contra os ataques de lagartas às partes aéreas da planta. Além disso, são tolerantes ao glifosato e proporcionam flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

A Sementes Agroceres® também mostrará, pela primeira vez na feira, os resultados exclusivos de um diagnóstico de utilização de seus híbridos associados ao uso da plataforma Climate FieldView™. Na análise de plantio lado a lado em 10 lavouras de milho, a ferramenta constatou que 90% delas apresentou uma produtividade maior que a de marcas concorrentes.

Refúgio Max®
A Bayer também levará ao evento sua marca de híbridos RefúgioMax®, primeira marca de sementes exclusiva para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer. Para isso, RefúgioMax® oferece sementes de milho não-Bt de alto potencial produtivo. São cinco híbridos destinados às diferentes regiões do Brasil, que proporcionam grande amplitude de plantio, visando longevidade das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola. A aquisição de sementes RefúgioMax® pode ser feita por meio de parceiros comerciais das marcas Dekalb®, Sementes Agroceres® e Agroeste™.

Agrolink com inf. de assessoria