Agroconsult eleva estimativa de produção

Os bons resultados da avaliação das lavouras de soja precoce pelas três primeiras equipes do Rally da Safra 2020 levaram a Agroconsult, organizadora da expedição, a revisar a estimativa de produção desta safra. A consultoria elevou o número para 126,3 milhões de toneladas – ante as 124,3 milhões de toneladas divulgadas no início do Rally – numa área estimada em 36,7 milhões de hectares.

Foram revisadas as estimativas de produtividade média nos estados do Mato Grosso, Goiás e Paraná, visitados pelos técnicos, e de outros estados onde o Rally ainda vai passar, com base em informações obtidas com produtores e técnicos. No Mato Grosso a produtividade aumentou de 58 para 59 sacas/hectare e, em Goiás, de 56,5 para 59 sacas/hectare.

No Paraná, uma pequena parcela das lavouras semeada no Oeste e no Norte de fato sofreu com o período seco do início da safra, mas as áreas plantadas um pouco mais tarde, que correspondem à grande maioria, estão em condições surpreendentemente boas, o que levou a estimativa de produtividade média no estado aumentar de 59,5 para 61 sacas/hectare.

Segundo André Debastiani, sócio diretor da Agroconsult e coordenador do Rally da Safra, as novas estimativas refletem tanto as análises de campo realizadas pelas três primeiras equipes quanto as informações recebidas da rede de contatos da Agroconsult para as demais regiões, que ainda podem mudar após a passagem da expedição.

“Estamos de olho no comportamento do clima nas próximas semanas, que será decisivo tanto para consolidar a produção nas regiões que estão em plena colheita - nas quais a chuva neste momento pode prejudicar a safra - quanto para aquelas em que as lavouras são mais tardias, onde ainda é preciso que chova para fechar o ciclo da soja.”

Com boa luminosidade e chuva em volume adequado, o Mato Grosso e o Sudoeste de Goiás devem superar os recordes de produtividade da safra 17/18. “Uma característica marcante desta temporada é a excelente sanidade das lavouras com poucos problemas de pragas e doenças”, afirma Debastiani.

Com relação ao milho segunda safra, a Agroconsult aumentou a estimativa de área em cerca de 60 mil hectares, chegando agora a 13,1 milhões de hectares. A mudança baseia-se na disposição dos agricultores das principais regiões produtoras em aumentar ou pelo menos manter a área semeada na safra passada, estimulados pelos bons preços do milho. Com isso, a produção projetada aumentou em cerca de 700 mil toneladas em relação ao divulgado no início do Rally, para 74,7 milhões de toneladas.

Na próxima semana, de 16 a 20 de fevereiro, a equipe 5 estará em campo, saindo de Goiânia em direção ao Noroeste de Minas Gerais. Depois, em 19 de fevereiro, voltará ao Sul do Estado, onde realiza evento técnico em Catalão. A etapa acabará no Triângulo Mineiro, em 20 de fevereiro.

Equipes em campo

Nesta 17ª edição do Rally serão 11 equipes em campo, das quais oito avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá nos 12 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Além das avaliações em campo, a expedição fará oito eventos regionais e 30 cafés com produtores para debater as condições da safra brasileira.

A Equipe 1 percorreu o Médio-Norte de Mato Grosso entre os dias 14 e 17 de janeiro.

De 27 a 31 de janeiro, a Equipe 2 passou pelo Sudeste de Mato Grosso, Sudoeste de Goiás e Norte de Mato Grosso do Sul.

Os técnicos da Equipe 3 visitaram o sul de Mato Grosso do Sul, o Oeste e Norte do Paraná entre os dias 03 e 07 de fevereiro. Já os técnicos da Equipe 4 estiveram nas regiões Oeste e Médio-Norte do Mato Grosso entre os dias 11 a 15 de fevereiro, desta vez para avaliar as condições das lavouras de soja de ciclo médio/tardio.

A Equipe 6 começa as avaliações em São Paulo nos dias 1 e 2 de março. Nos dias 3, 4 e 5 de março os técnicos percorrem o Norte, Centro e Sudoeste do Paraná. Está marcado evento técnico no dia 4 de março em Ponta Grossa. Depois, a expedição segue para Santa Catarina, onde ocorre o fim da equipe.

A Equipe 7 começa em Chapecó/SC em 9 de março, quando realiza evento técnico para produtores e profissionais do setor. Depois, os técnicos seguem para o Rio Grande do Sul para avaliar as lavouras de soja nas regiões das Missões, Planalto, Serra e Sul.

A Equipe 8 seguirá para analisar as lavouras de soja no o MAPITO-BA de 22 a 28 de março. No dia 23, a expedição realiza evento técnico em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 18 de maio e 05 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2020 tem patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience (com as marcas Brevant, Enlist e Cordius), VLI, Firestone (marca pertencente à Bridgestone), Tokio Marine, além de apoio da FIESP, BR Distribuidora e Fundação Agrisus, além da Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Viçosa e das cooperativas Comigo, Coopavel, Cotrijal, Coamo, CooperAlfa, Sementes Batavo, Agrofava e Agrosul.

Agrolink com inf. de assessoria