Abimilho quer ganhar novos consumidores

A Associação Brasileira das Indústrias Moageiras de Milho (Abimilho) está desenvolvendo a campanha “Milho é melhor”, que visa aumentar o consumo humano do produto. Além da campanha nos meios de comunicação, estão sendo desenvolvidas atividades educativas com alunos da rede pública, cursos para professores e nutricionistas e aulas de culinária e concursos de receitas em pontos de venda espalhados pelo país. Uma outra ação é a concessão de bolsa para pesquisa cientifica em milho.

De acordo com o presidente da entidade, Nelson Kowalski, o objetivo é ampliar o consumo per capitã dos produtos industrializados a partir do milho. Hoje no Brasil cada habitante consome em média 18 quilos par ano, em forma de produtos como cereais matinais, salgadinhos e até farinhas. “No México o consumo é de 63 quilos per capita ao ano. Somente o nosso setor de milho industrializado consome 4,2 milhões de toneladas por ano, ou quase 10% do total produzido no país. Com estas ações, esperamos ampliar para até 5 milhões de toneladas neste primeiro ano”, falou.

A idéia é mostrar que o milho é um dos alimentos mais nutritivos e versáteis que existe. É importante fonte energética, com ampla e variada utilização culinária. O grão do cereal tem mais de 100 aplicações, que vão desde o processamento de papel até a fabricação de tintas, cosméticos industriais e sabões.